Cachorros Fazem Bem Pra Saúde, Sim!!

Oi pessoal! Pra quem ainda não notou, eu tenho o bichinho de estimação mais lindo do mundo todo! É uma shihtzu de 4,8 Kg, branca e bege, de cílios enormes, que tem uma das patas ainda rosa [mutcho fofa] e barriguinha manchada!

O nome dela é Zoe e ela tem 1 ano e 6 meses! [novíssima!] Ela é a coisa mais fofa, gosta de todo mundo, recebe todo mundo que vai em casa com o rabo abanando muito rápido, ela é obediente, sabe fazer truques, é muuuuito esperta, late horrores quando tá com fome, chora quando toca o interfone e ela sabe que alguém tá chegando em casa, ela lambe a ponta do nariz pra beijar a gente, acorda meus pais todo dia latindo na cara deles [não faz isso comigo, graças a Deus!], morre de medo de dias de futebol porque meu irmão grita muito e adooooora muuuuito mesmo passear!

IMG_5006

Pronto! Está aí! Viu que fofrinha da mamãe!

Legal, o que quero falar hoje é sobre como os cães fazem bem a nossa saúde! Pode ser que você não saiba mais esses “anjos peludos” [como um amigo nosso chama a Zoe] tem a capacidade de fazer milagres nas nossas vida! Muito mais do que imaginamos! Afinal, pra quem gosta de cachorro pelo menos, você, alguma vez na vida, já pensou assim: Nossa, meu cachorro é melhor que muita gente por aí! [e, na boa, concordo com você!].

IMG_5017

Achei alguns benefícios aqui, e como foi cada um de um lugar e já nem sei mais onde estavam, vou apenas colocar entre aspas já que a fonte não sou eu [rs].

“1. Diminuição do risco cardíaco

Segundo um relatório da Associação Americana do Coração, ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Testes determinaram que uma pessoa que sai para passear com seu cachorro cumpre 54% dos níveis recomendados de exercícios diários, favorecendo o funcionamento do sistema cardiovascular. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de Sydney recomendam que as pessoas caminhem com seus cães no mínimo de 150 minutos por semana. Além de manter o coração saudável, a caminhada melhora a disposição.

2. Redução do estresse

Outros estudos sugerem que acariciar um animal reduz os níveis de estresse. Isso ocorre porque, ao passar a mão pelo corpo do animal, nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Esse processo gera uma sensação de calma e bem-estar em ambos, homem e animal. Da mesma forma, brincar, passear ou interagir com os bichos ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental, o que conduz diretamente ao próximo item.

3. Mais disposição

Enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem, segundo um estudo publicado no British Medical Journal.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

Pesquisadores da Finlândia comprovaram outros aspectos positivos da convivência com um animal: na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma. Para demonstrar isso, os pesquisadores acompanharam 397 crianças do nascimento até completarem um ano, registrando a frequência da convivência com animais.

Os resultados indicaram que as crianças que mantinham mais contato gozavam de um sistema imunológico mais forte e corriam menos riscos de sofrer de uma doença respiratória infecciosa.

IMG_4561

5. Apoio a diabéticos

Cães podem também podem beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Ocasionalmente, os diabéticos experimentam uma queda do nível de glicose no sangue, mas podem não detectá-la a tempo. No entanto, esses cães podem farejar o odor produzido por essa alteração química e avisar o dono.

Existem até organizações de treinamento de cães para essa finalidade, como a Dogs for Diabetics. Cães treinados podem detectar uma queda no nível de glicose e alertar pacientes diabéticos.

6. Aumento da expectativa de vida

Em geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Diversas pesquisas estudaram grupos de pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana e tinham animais em casa: a taxa de sobrevivência foi maior no primeiro ano.

Para esses pacientes, a ideia de voltar para casa e contar com a companhia e afeto de seus bichos aumentava a sensação de bem-estar, que se traduzia em uma maior expectativa de vida.

7. Aumento da interação social e concentração

De acordo com outros estudos, animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Os donos precisam alimentar os animais, banhá-los e levá-los para passear; ocupar-se dessas tarefas pode ajudar as crianças com TDAH a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.

Um estudo publicado no American Journal of Public Health revelou que a exposição ao ar livre – que ocorre nos passeios com animais de estimação – pode reduzir os sintomas do déficit de atenção nas crianças. Outro benefício consiste em adotar um animal abandonado. Em todo o mundo, instituições e abrigos fazem campanhas para encontrar um novo lar para cães e gatos. É uma forma maravilhosa de se sentir feliz.”

IMG_0955

 

É isso aí pessoal! Então pra você que não gosta de cachorros, olha, não sabe o que tá perdendo! E você que gosta, tem mais é que gostar mesmo! [hahaha]

Compartilhe e curta nossa fan page: Z de Zoe

B de Beijos!!

Anúncios

8 opiniões sobre “Cachorros Fazem Bem Pra Saúde, Sim!!

  1. OOO se faz bem pra saúde, também amo demais o meu….cada dia que passa ele me surpreende com tamanha fofura e esperteza…e apesar do meu possuir a personalidade forte e independente, também precisa de atenção e carinho, amo..amo..amo o meu Thor

    • Ainda bem que o medo passou! Eles são tudo de bom mesmo!! hahaha Eu e a Zoe agradecemos que você achou ela linda [rs] Passei no seu blog, uma graça! Amei o post sobre combinar esmalte e batom! [nunca tinha pensado nisso hahaha] . beeijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s